Boas-vindas à Gestão Significativa
Quando fui convidada a escrever para este portal, veio como enxurrada, assuntos estrangeiros e importantes para a atuação dos gestores educacionais. No entanto, quero desenhar aqui com vocês um percurso de acompanhamento, sincronia e consciência contínua, para que possamos crescer esta Coluna juntos.
O primeiro ponto que precisamos estabelecer é que esta Coluna é para nós, gestores , empreendedores e/ou empresários educacionais, que atuamos na gestão e inspeção e/ou secretariado escolar e institucional, coordenação pedagógica, orientação, consultoria e assessoria educacional ou profissionais que se estabeleceram tais metas.
Temos como principal objetivo despertar o conhecimento para as demandas das escolas brasileiras, aprimorando nossa atuação na gestão, empreendedorismo e liderança educacional. Pois assim podemos nos mover para garantir melhores condições de aprendizagens aos estudantes e atividades educativas aos profissionais de educação.
Desta forma, interagir com múltiplos setores da sociedade que afetam diretamente a escola, não é uma ação nata ou simples. São habilidades e competências que precisam de análises, planejamentos, ações coerentes em busca de crescimento e melhores resultados. Líderes educacionais que estão dispostos a desenvolver tais conhecimentos, habilidades e atitudes, percorreram um caminho de valores elevados. Estão sempre buscando alternativas reais, sem perda de tempo, recursos e relacionamentos.
Precisamos equalizar habilidades em pragmatismo e sensibilidade. A linha que um termina e outro começa é muito fina, quase imperceptível nas ações. Todavia é ela que faz a gestão educacional ser significativa.
Agradeço e admiro você que disse SIM a esta jornada!
Até!
Tamara Barbosa
Consultora Educacional