O que é empreendedorismo, como funciona e quem pode ser empreendedor?
Muito se fala sobre empreendedorismo e sobre como empreendedores pegaram suas ideias e fizeram delas grandes projetos de sucesso. Mas, afinal, o que é empreendedorismo? O que é preciso para investir nele e quais são seus objetivos?
Para responder de uma vez por todas essas questões, criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de algumas dicas para quem está pensando em empreender.
Sem mais delongas, pegue o seu bloco de anotações e vamos lá! 📝
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo, de acordo com o dicionário, é a capacidade e disposição de idealizar, gerenciar e realizar projetos, transformando ideias em produtos, serviços, negócios etc. Entende-se também como a iniciativa de sugerir mudanças e implementar transformações em empresas já existentes.
No mundo dos negócios, podemos dizer que empreendedorismo é o ato de criar novas soluções, transformar negócios, modificar processos e quaisquer iniciativas que promovam evoluções e impacto no mercado.
Além disso, o empreendedorismo também é um cenário com potencial para desenvolvimento profissional. Isso porque, constantemente, surgem novos negócios focados em atender a novas necessidades de um público específico. Este movimento é frequente, portanto, se você deseja empreender, é importante estar de olho nos hábitos de consumo para identificar oportunidades.
Qual é o conceito de empreendedorismo?
O empreendedorismo, embora seja bastante popular hoje, não é um termo tão atual quanto pode parecer. O conceito começou a ganhar notoriedade no meio acadêmico em meados de 1945 pelo economista Joseph Schumpeter.
A princípio, a palavra foi usada como ponto de partida da “Teoria da Destruição Criativa”, idealizada pelo economista. Segundo Schumpeter, o empreendedorismo é uma prática limitada a pessoas versáteis, com habilidades de produção, organização financeira, e vendas.
Com o tempo, o conceito de empreendedorismo foi se transformando até tornar-se o que conhecemos hoje. Parte dessa transformação partiu do estudioso Robert D. Hisrich em seu livro “Empreendedorismo”.
Para Hisrich, o empreendedorismo é o processo de criar algo novo e valioso, dedicando tempo e esforço, assumindo os possíveis riscos financeiros, psicológicos e sociais e conquistando as consequentes recompensas econômicas e pessoais.