Da sobrecarga para gestão estratégica
Sonhar e desejar o melhor para escola é muito bom. Por esta razão, nos vemos horas e horas num mergulho de dedicação em esforço em atividades cotidianas. Porém por mais esforço empregado, não são percebidos os resultados desejados ou só os vemos como efeito da nossa própria mão na massa . A realidade de gestores em sobrecarga é um sinal de que aquela escola está com os dias contados para um colapso.
Diante desta realidade, como podemos estruturar e gerir escolas de forma eficaz, sem ficarmos em sobrecarga?
São nestes momentos que damos espaço para uma gestão estratégica
(e antes que você questione, estratégia nada tem a ver com frieza, distanciamento dos gestores ou situações do gênero). Estratégia tem a ver com capacidade de harmonizar
análises, planejamentos, execuções e reflexões sobre os resultados desejados e produzidos, otimizando (promovendo melhores condições de funcionamento) das pessoas, tempo e recursos.
Para isso, você, o(a) gestor(a) precisa conhecer a escola de forma profunda, tão feliz que as pessoas fazem dentro dela, assim como os sistemas na construção do conhecimento, antever as estruturas deste ecossistema, antecipar mudanças e transformar de forma positiva com foco nas características e princípios desta gestão.
Oliveira (2007, p.7-8) detalhou as características dessa gestão da seguinte forma:
Característica |
Descrição |
Evolutiva |
Seus princípios estão em constante evolução, quer seja de maneira global, quer seja quanto aos conceitos de delineamento e implementação dos modelos de gestão estratégica [...], desenvolvimento e implementação da direção estratégica, do controle/”consolidação” da cultura da gestão estratégica na organização.
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Moderna |
Considera todos os conceitos e princípios atuais fornecidos pelas teorias das ciências tecnológicas e humanas.
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Sistêmica |
Sua divisão é estruturada, suas pastas são integrantes e seu todo tem funcionamento e objetivo, que evoluem ao longo do tempo.
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Integrante |
Ocorrem em permanente acompanhamento e fluxo ativo com os fatores ambientais, bem como cada um dos seus elementos e partes, nos mais diversos níveis, tais como unidades organizacionais, desde as equipes de trabalho até cada funcionamento da instituição.
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Otimização dos resultados |
Promove um ajuntamento interativo entre as mudanças nos fatores ambientais e nos fatores internos, procurando obter a satisfatória e fidelização crescente da comunidade escolar , realização pessoal e profissional de seus funcionários e colaboradores e melhores resultados.
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competição |
A gestão estratégica é mais bem conduzida quando o nível de competitividade é elevado. A exige competição criatividade e ações efetivas direção.
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qualidade |
A gestão estratégica não ocorre sem um programa permanente e amplo que qualidade e produtividade na organização, com a participação e contribuição de todos.
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Liderança e participação |
Na gestão estratégica é fundamental o papel da liderança que promove, incentiva e faz acontecer a gestão participativa, respeitando as individualidades e promovendo os resultados dos trabalhos em equipe e compartilhados em função dos objetivos construídos nos diversos planejamentos da escola.
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A ação conjunta destas características alcança as diferentes dimensões da escola, desde a pedagógica ao funcionamento estrutural.
Você já tinha pensado sobre estas características
na implementação da sua gestão? Eu posso te ajudar a implementá-las.