O que é marketing digital e quais são as suas vantagens?

É bem possível que você tenha conhecimento de que trata-se de uma estratégia para conquistar mais clientes, porém muito difícil e acessível apenas às grandes empresas, certo? Errado!

E, ao longo deste artigo, vamos desvendar tudo o que está por trás do marketing digital e mostrar que qualquer um pode aplicar esse tipo de estratégia ao seu negócio, das mais diferentes formas. Duvida? Venha comigo, pois vou te mostrar como! 🤓

O que é marketing digital?

Marketing digital é a estratégia de marketing aplicada no ambiente online. Como você já deve estar imaginando, essa é uma ideia bastante ampla, pois inúmeras ações podem ser realizadas na internet.

As iniciativas de marketing digital podem ter diversos objetivos, como:

  • Fazer com que mais pessoas conheçam sua marca;
  • Atrair mais cadastros em sua newsletter de conteúdo;
  • Trazer visitantes para seu site;
  • Realizar mais vendas.

Esses são apenas alguns dos principais exemplos e, para cada uma dessas metas, há diversas ações que podem auxiliá-lo. Ao longo deste artigo, teremos uma seção exclusiva para detalhar as principais estratégias dentro do marketing digital. Então, siga comigo!

Para que serve o marketing digital?

O marketing digital serve para atingir o objetivo principal de todas as empresas: vender. Para chegar a ele, todavia, existem muitas técnicas, formatos e estratégias diferentes.

O marketing digital, portanto, diz respeito ao que é feito na internet para aumentar as vendas, sejam elas em lojas virtuais ou físicas.

💡 Saiba mais: Por que investir em marketing digital?

Conceitos de marketing digital

Antes de avançarmos no conteúdo, é importante estarmos familiarizados com alguns conceitos. Dessa forma, entender a lógica por trás delas vai se tornar mais fácil e você poderá desenvolvê-las com qualidade. 😁

Persona

Até aqui, falamos algumas vezes sobre público-alvo. Mas a persona é como se fosse um passo além.

Em vez de definir um grupo que se enquadra entre seus consumidores, você vai criar um personagem semifictício para representar seu cliente ideal. No início, isso será feito a partir de suposições, mas, com o passar do tempo, você deve fazer entrevistas com seus clientes para identificar características comuns para seu personagem.

Vejamos um exemplo para notar a diferença entre público-alvo e persona. O primeiro seria:

Mulheres entre 35 e 50 anos, moradoras da região sudeste do Brasil, de classe C, vaidosas e apreciadoras de cosméticos e maquiagens.

Já a persona, dentro desse mesmo perfil, seria:

Vera Lúcia tem 43 anos e mora no Rio de Janeiro. Ela é manicure e mãe de três jovens, de 21, 18 e 13 anos. Como trabalha no ramo de beleza, ama estar por dentro das tendências e estar bonita. Vai de ônibus todos os dias para o salão onde atende e, no caminho, gosta de ir olhando o Instagram para referências de moda e maquiagem.

Ela não costuma admitir para qualquer um, mas se separou do marido há pouco tempo e se preocupa em envelhecer bem para, quem sabe, encontrar o amor novamente.

Percebe como a persona envolve não apenas dados demográficos, mas medos, gostos e hábitos? A partir dessas informações, é possível saber que redes sociais seu cliente ideal acessa e como convencê-lo de que seu produto pode ser uma solução para suas inquietações, por exemplo.

Dessa forma, criar uma persona vai permitir que você construa estratégias efetivas, pois vai saber exatamente quem quer atingir e poderá adequar o discurso para conversar com essas pessoas.

Nota: há conteúdos que vão chamar esse conceito de buyer persona.

Para saber tudo sobre como definir a persona do seu negócio, confira:

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?


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